Externa Lab

EXTERNALAB

NO CERRADO

BRASILEIRO

Um laboratório de

roteiros de ficção

O ExternaLAB é um laboratório de roteiros de ficção localizado no Cerrado brasileiro, dedicado a fomentar a criatividade e a inovação no cinema nacional.

Desde sua criação em 2025, o ExternaLAB evoluiu para se tornar um dos principais laboratórios de roteiros de ficção no Brasil, promovendo a diversidade e a colaboração entre cineastas emergentes e experientes.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Nossa missão é inspirar e capacitar cineastas através de um ambiente colaborativo.

Nossa visão é ser um catalisador para a inovação no cinema brasileiro.

Valores: Criatividade, Colaboração, Diversidade.

EQUIPE EXTERNA LAB

HELOÍSA SCHONS

Produtora e Idealizadora –  Ciano Produções

Heloísa Schons é produtora executiva e criativa sediada em Brasília, formada em Audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB). Atua com foco em projetos autorais e colaborativos, com forte presença em festivais internacionais. Produziu os curtas Lubrina (2023, Vinícius Fernandes e Leonardo Hecht), 62º Festival Internacional de Cartagena; As Miçangas (2023, Emanuel Lavor e Rafaela Camelo), presente na 73ª Berlinale; Salve, Rainha! (2024, Pratanes), vencedor do prêmio de Melhor Trilha Sonora da Mostra Adélia Sampaio; Três (2024, Lila Foster), 35º Kinoforum e Tiradentes; e o longa A Natureza das Coisas Invisíveis (2025, Rafaela Camelo), estreado na Berlinale Generation KPlus. Como produtora cultural, realiza pesquisa sobre a internacionalização do cinema brasileiro em festivais tipo A e atua na organização de mostras como a Cinema Urbana. Em 2025, idealizou o Externa LAB e o dirige ao lado de Emanuel Lavor. O projeto é o primeiro laboratório de desenvolvimento de roteiros de longas-metragens do DF, financiado pela LPG-DF. Em parceria com Nicolau e a Relatar-se, desenvolve também o Cine Resgate, projeto de preservação audiovisual no DF, com apoio do IFB, FAC e PNAB-DF. Na Ciano Produções, dedica-se a obras criadas e lideradas por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, como os longas Elmar (Lila Foster), participante do 8º ICUMAM Lab, e O Lindo Quarto Está Vazio (Fernando Grisi), contemplado pelo FAC-DF.

EMANUEL LAVOR

Produtor e Idealizador – Casa Maçã

Cineasta formado em Artes Cênicas (UnB) e mestre em roteiro pela EICTV (Cuba, com tutoria de Karine Teles), prepara seu 1º longa-metragem como roteirista e diretor intitulado A ONÇA – produzido pela Fuskazul em parceria com Sara Silveira e Bruno Fatumbi Torres, e protagonizado por Dira Paes e Denise Fraga. Financiado pela ANCINE/FSA, o projeto participou de vários laboratórios e mercados dentro e fora do Brasil. Em 2024, além de ser selecionado para o Berlinale Talents, Emanuel foi um dos dez selecionados para a Script Station (Festival de Berlim, Alemanha) com o roteiro do filme, além de participar da Incubadora Paradiso (Projeto Paradiso – São Paulo, SP, com as tutorias de Céline Sciamma e Helen Beltrame Linné). Em 2023, passou a fazer parte da Rede de Talentos Paradiso após o roteiro ser premiado no GUIÕES (Festival de Roteiros Lusófonos, Lisboa, Portugal). No mesmo ano, o projeto foi selecionado para o Plot Script Lab (Lisboa, Portugal), para o BAL-LAB (Festival de Biarritz, França) e para o MAFF (Mercado do Festival de Málaga, Espanha). Já em 2022, o projeto participou do Brasil Cine Mundi, onde além de vencer o prêmio principal (Prêmio do Júri Oficial – Troféu Horizonte de Melhor Longa-metragem), recebeu ainda os prêmios BioBio – Chile (participação no Biobio Lab, no Chile) e o Audience Design Award do World Cinema Fund – Berlinale. No mesmo ano, participou do BrLab e do Laboratório de Novas Histórias, ambos em SP, e do Icuman Lab, onde teve consultoria de Gabriel Martins. O curta-metragem AS MIÇANGAS, que dirige em parceira com Rafaela Camelo, estreou na Berlinale Shorts (Berlinale, 2023) e circula por festivais dentro e fora do Brasil (New Director/New Films, Rio, Kinoforum, Uppsala, Bogoshorts, Hong Kong, Huesca, Cerdanya, Biarritz, etc). Além disso, o curta venceu os prêmios de melhor filme em festivais como Ibiza (Espanha), Dresden (Alemanha) e Panorama – Coisa de Cinema (BA/Brasil). Desde 2021, Emanuel ministra oficinas de roteiro e o workshop A PRIMEIRA ESTÓRIA, que tem como foco a gestão de oportunidades/carreira para roteiristas iniciantes e atrizes/atores com aspirações de escrever para cinema. É um dos sócios-fundadores da Casa Maçã, ateliê criativo e produtora cultural focada em projetos autorais de cinema, teatro e fotografia analógica.

DENI MOREIRA

Coordenador de Produção

Deni Moreira é ator, assistente de direção, figurinista, produtor cultural e publicitário, com mais de 15 anos de atuação no cenário cultural do Distrito Federal. Formado em Comunicação Social pelo UniCEUB e Técnico em Eventos pelo IFB, é um artista que permeia pelas múltiplas linguagens — entre o cinema, o teatro e a produção cultural. Como assistente de direção, integrou o longa-metragem “A Natureza das Coisas Invisíveis”, dirigido por Rafaela Camelo, que estreou na Berlinale Generation KPlus em 2025, a série “Amor da Minha Vida”, (2024) de René Sampaio, para a Disney Plus, e o filme “O Agente Secreto”, (2025), de Kléber Mendonça, na etapa Brasília, estrelado por Wagner Moura, que será exibido no Festival de Cannes 2025. Como ator, atuou no longa “Cartório das Almas”,(2024) de Léo Belo, premiado no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Também integrou a equipe de produção do curta “Vão das Almas” (Santiago Dellape e Edileuza Penha) e a minissérie documental “Senado – A História que Transformou o Brasil”, com direção de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi. No teatro, atuou no espetáculo “Édipo O Rei dos Bobos”, com direção de Denis Camargo, vencedor do Prêmio Sesc de Melhor Espetáculo de Rua (2017). Integrou o Grupo de Pesquisa Cênica do SESC. Já esteve envolvido em diversos festivais e projetos culturais, como: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (51ª a 54ª edições), Curta Brasília, Cena Contemporânea, Festival de Cinema Lobo Fest, Festival de Cinema Ambiental Calango, Mosaico Cultural, Interanima – Festival Internacional de Animação e Interatividade, Movimento Internacional de Dança (MID), Filmaê – Festival de Cinema Móvel, Festival Móveis Convida, Universo Paralelo, Mostra Andaime Juntando Peças, Sesc Festclow e o evento Rock Brasil 40 anos.
 

CRISTIAN LAMPERT

Produtor Executivo

Cristian é artista por vocação e produtor por estratégia. Ator e diretor, mestre em Teatro pela Udesc e bacharel em Artes Cênicas pela UFSM, é um dos sócios-fundadores da Casa Maçã, ateliê criativo e produtora cultural focada em projetos autorais de cinema, teatro e fotografia analógica. Nascido e formado no sul do Brasil, atua, dirige, ensina, produz e escreve no DF.
 

RENATA DINIZ

Consultora de Curta

Escreveu e dirigiu os curtas “O Véu de Amani” (Kikito de melhor roteiro em Gramado) e “Requília”, (melhor roteiro no Festival de Brasília – Mostra Brasília). É uma das roteiristas da série “Franjinha e Milena em busca da ciência” e “Vamos Brincar” (vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria série de animação), ambas do universo da Turma da Mônica. Codirigiu a série “As Crias de Dulcina”, veiculada na TV Cultura. Foi finalista no prêmio ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), na categoria Prêmio Abraço – Excelência em Roteiro. Seus projetos de longa-metragem já estiveram em laboratórios como BR Lab, Dialab e AfroCartagena. Foi vencedora do Prêmio Cora (Mercado SAPI) por duas vezes consecutivas. Renata recebeu a Bolsa Paradiso para participar do Filma Afro Cartagena 2025 e passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos.

MAÍRA BRITO

Consultora de Curta

Maíra Brito é roteirista e diretora, com mestrado voltado ao estudo de documentários brasileiros contemporâneos. Desde 2004, atua em projetos de não-ficção para TVs públicas, com destaque para a TV CÂMARA (Brasília, DF), onde fez história como a primeira mulher negra a apresentar, roteirizar e dirigir programas e documentários. Na emissora, esteve à frente de 12 produções como diretora e roteirista, além de atuar como produtora executiva e/ou coordenadora de produção em outras nove.

Desde 2020, ampliou sua atuação para o streaming (Netflix, Paramount+) e importantes produtoras como Gullane Filmes e Olho de Gato. Também trabalha como parecerista da RIOFILME e tem sido curadora e jurada técnica em mostras de cinema e festivais de roteiro em diversas regiões do país. Como roteirista, colabora na escrita de curtas e longas de ficção em parceria com realizadores de Brasília.

É integrante da Rede Paradiso de Talentos, associada da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas). Desde 2024, coordena projetos de exposições artísticas e históricas na Câmara dos Deputados.

CAMILA RIBEIRO

Consultora de Longa

Nascida e criada na cidade da Bahia, com quinze anos de experiência na área, participou de mais de quarenta produções audiovisuais entre o Nordeste, Norte e Sudeste do país. Diretora e roteirista de “Arroz de Hauçá” (selecionado para o Brasil Cine Mundi, Br Lab, Nordeste Lab, Panorama Lab e Laboratório de Novas Histórias), o projeto está em fase de finalização e teve o roteiro premiado como melhor longa de ficção no Cabíria Festival 2021 e menção honrosa no FRAPA 2022. Diretora e roteirista da animação “Jussara” (2023) exibido em mais de 60 festivais – como Tiradentes, Olhar de Cinema e Gramado – , e finalista do prêmio Grande Otelo; do video-dança “Sobre Elise” (2021) disponível na plataforma Cardume e do video-mapping “Reverb: a flor da pele” participante do I Ssa Mapping (2017). Integrante das redes de talento Paradiso e Cabíria. Mestra pelo programa Póscultura/UFBA, pesquisa a construção de personagens negras no cinema nacional contemporâneo.

RAUL DAMASCENO

Consultor de Longa

É escritor e roteirista, licenciado em História. Semifinalista do GloboLab (2016) com a websérie “Com os Próprios Erros”, participou, no ano seguinte,vdo laboratório de ideias do programa “Lazinho Com Você”, apresentado por Lázaro Ramos. Em 2021, foi um dos doze bolsistas do New Voices, primeiro curso da Fulbright Brasil para roteiristas estreantes, onde desenvolveu o roteiro do longa “Esta Cidade é Um Deserto Sem Você”. O projeto foi selecionado para o Laboratório Novas Histórias (2022), o festival português GUIÕES (2024) e venceu o concurso de roteiros do FRAPA (2023). É um dos roteiristas do curta-metragem “Eu Tenho Uma Voz”, eleito Melhor Curta-Metragem no 17o Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles (LABRFF) 2024, e do longa “O Melhor Amigo”, de Allan Deberton. Na área literária, é autor do romance “O Rio Que Me Corta por Dentro”, que será relançado em 2025 pela editora Astral Cultural.

WARA

Consultor de Longa

Diretore e roteirista especializade em Direção de Ficção na Escola Internacional de Cinema e Tv (Cuba) e graduade em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará (UFC/Brasil). A tese “Soberane” é ganhadora do Pardino D’oro de melhor curta-metragem internacional no 75° Festival de Locarno, compondo a sessão Pardi di Domani. O curta “Quem te deu nome?” foi nomeado como melhor filme no FESAALP 2021 na categoria de Videominuto. O projeto de longa-metragem “Quem deu nome à Terra?” ganhou o Prêmio TFL Next, Pop Up Film Residence e Cinéma en Développement no 12° BrLab. Atualmente desenvolve o “Projeto mbar”: Uma série de obras audiovisuais que, partindo da perspectiva de um corpo racializado, queer, em um meio estrangeiro e/ou inóspito, buscam pertencer ou assumem o “não-lugar” como seu verdadeiro espaço e ponto de partida, explorando o gênero da ficção científica. Wara recebeu em 2023 um Prêmio Paradiso no BrLab para cursar o TFL Next Film, workshop do Torino Film Lab.

REDES SOCIAIS

Escreva para o ExternaLab